XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.10-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

O MERCADO PUBLICITÁRIO MINEIRO E O CONCEITO DE CADEIA DE VALOR: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Waldiane de Ávila Fialho (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte); Janaína Maquiaveli (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte); Luciana de Oliveira (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte); Letícia Alves Lins (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte); Vanice Guedes (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte); Marcelo Enrique López Cunha Pereira (Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte)

Resumo

O artigo apresenta um possível diagnóstico para inovação em projetos pedagógicos da área de Publicidade e Propaganda como desdobramento da análise dos resultados da pesquisa intitulada: “O Mercado de Trabalho em Publicidade e Propaganda de Belo Horizonte – Dimensões, Mudanças e Tendências” finalizada em 2007, com recursos da FES-BH. Na pesquisa foram apontadas uma série de carências na formação profissional dos publicitários, bem como um conjunto de oportunidades de negócios na área de publicidade não aproveitadas em seu pleno potencial de expansão do mercado mineiro. A proposta do artigo é discutir possíveis cruzamentos entre a formação profissional – pensada através de quatro eixos temáticos de orientação à construção curricular – e a maximização de tais oportunidades de negócio tomando como horizonte conceitual a rediscussão da noção de cadeia produtiva em termos de cadeia de valor.


Palavras-chave:  Publicidade, Negócios, Publicidade Mineira, Formação Profissional, Cadeia de Valor
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