XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FT.17-1


GT: NP Fotografia: Comunicação e Cultura

O CONCEITO DE ICONICIDADE DA IMAGEM PARA A MIDIOLOGIA

Maria Eliana Facciolla Paiva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Imagens fotográficas são meios de expressão que, na maior parte das vezes, operam por similaridade e semelhança, principalmente quando os registros das representações são de modelos motivados. Entretanto, nos processos da comunicação, entender o conceito de iconicidade da imagem para a midiologia envolve este e outros tipos de signo. A idéia desse trabalho é desenvolver conhecimento simples do termo, por aproximações lógicas, sempre em função das operações de transmissão. O que nos afasta das relações entre sujeitos, mas por outro lado, nos mantém atentos aos formatos e suas significações técnicas e culturais das imagens divulgadas por veículos e mídias. Portanto, este é um texto simples que leva no seu aporte crítico o conceito de iconicidade da imagem em uso na midiologia e, as suas relativas convergências no fotojornalismo.


Palavras-chave:  Iconicidade, Midiologia, Fotojornalismo, Teorias da Imagem, Canudos
਍ഀ