XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.26-2


GT: NP Publicidade e Propaganda

PIRATARIA, MARKETING E CONFRONTOS IDEOLÓGICOS: OS PARADOXOS DA VISIBILIDADE MIDIÁTICA DO FILME “TROPA DE ELITE”

Adriana Cristina Omena dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Rose Mara Vidal de Souza (Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

O artigo discorre sobre a visibilidade midiático do filme “Tropa de Elite” vai da pirataria, da qual o filme foi alvo, e da crítica da imprensa à abordagem adotada no filme para com os usuários de drogas, à discussão sobre a transgressão que os policiais exercem na sociedade, caracterizando o escândalo do poder. Através de pesquisa documental e análise crítica foi possível perceber que a realidade retratada no filme atingiu um alto grau de visibilidade, através de cópias pirateadas, fato diagnosticado como uma possível estratégia de marketing, e colocou na agenda pública a discussão sobre o sistema do qual, grande parte do contingente da Polícia Militar, incluindo o Bope, usa do poder coercitivo para legitimar suas ações de corrupção e violência na sociedade.


Palavras-chave:  marketing, visibilidade, midática, poder, simbólico
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