XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RA.57-1


GT: NP Rádio e Mídia Sonora

CULTURA DA PORTABILIDADE E NOVAS SOCIABILIDADES EM MÍDIA SONORA – REFLEXÕES SOBRE OS USOS CONTEMPORÂNEOS DO RÁDIO

Marcelo Kischinhevsky (Pontifícia Universidade Católica-RJ)

Resumo

Este artigo busca investigar novas sociabilidades engendradas pela mídia sonora em plataforma digital – web radios, podcasting e sites de relacionamento como Last.fm. Nos últimos anos, multiplica-se a oferta de conteúdos de áudio online, o que vem alargando as fronteiras do que era definido como rádio. A mídia sonora se reconfigura no rastro de uma série de fenômenos, entre os quais se propõe como unidade de análise a “cultura da portabilidade”. Outro foco de atenção deste trabalho diz respeito às múltiplas interações mantidas por este novo ouvinte, que hoje tem ferramentas para, ocasional ou regularmente, assumir papel ativo no processo de comunicação e tornar-se produtor de formas midiáticas de circulação transnacional.


Palavras-chave:  rádio, internet, portabilidade, mediações, sociabilidade
਍ഀ