XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-JE.68-1


GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração

40 ANOS DA MORTE DE “CHE”: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS PUBLICADAS EM VEJA E CARTA CAPITAL

José Pedro Miguel Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Julio César Lima da Rocha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Esta é uma análise das reportagens publicadas nas revistas semanais Veja e Carta Capital sobre o aniversário de 40 anos da morte do revolucionário argentino Ernesto Guevara de la Serna, dentro da perspectiva de que o jornalismo tem, dentre outros, o compromisso de informar, educar e formar a sociedade para o debate. As matérias são observadas no que concerne à necessidade de perseguir a objetividade como uma das formas de manter tal obrigação. Aspectos como o uso de adjetivos, fotos e fontes consultadas são analisados com o intuito de identificar a presença da subjetividade do autor no texto e discorrer sobre como a opinião do repórter pode influir na formação da opinião do público.


Palavras-chave:  jornalismo, mídia, objetividade, opinião, revistas
਍ഀ