XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.77-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

“HISTERIA COLETIVA”: A REPRESENTAÇÃO DAS FÃS ADOLESCENTES NA MÍDIA

Patrícia Matos dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A década de 1990 testemunhou o auge de grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. São lembrados, principalmente, por seu forte apelo entre as meninas adolescentes e pela temática romântica das músicas. O grupo norte-americano Backstreet Boys, considerado o maior representante do gênero, causou verdadeiros tumultos em suas duas visitas ao Brasil, nos anos de 2000 e 2001. Choro, gritos e desmaios são algumas das reações das fãs diante dos ídolos, consideradas exageradas por muitos. Partindo da análise da repercussão midiática da primeira vinda do grupo, pretendo colocar as práticas das fãs no centro das relações de consumo e construção de sentido deste gênero musical, problematizando os discursos acerca da idolatria, da adolescência e da condição feminina em um contexto popular massivo presentes na cobertura dos fatos pela imprensa.


Palavras-chave:  fãs, culturas juvenis, música popular massiva
਍ഀ