XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.108-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

O ESCLARECIMENTO NA DIALÉTICA DE ADORNO E HORKHEIMER: A PRESENÇA DE KANT NO CLÁSSICO FRANKFURTIANO

Ana Carolina Ferreira Borges (Universidade Católica de Brasília); Poliana Nunes de Oliveira (Universidade Católica de Brasilia); Rafiza Luziani Varão Ribeiro (Universidade Católica de Brasilia)

Resumo

O conceito de Indústria Cultural é crucial no estudo da Comunicação. Este conceito surge em 1947 com o livro Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. De acordo com os autores, o uso irrestrito da técnica na produção de bens culturais elimina a possibilidade de reflexão por parte dos espectadores sobre aquilo que lhes é oferecido pelos meios de comunicação. As idéias contidas no texto, em geral vistas como radicais e preconceituosas, são uma continuação da noção de esclarecimento dada pelo filosofo Immanuel Kant no final do século XIII. Na Dialética, o esclarecimento tem seu significado ampliado e passa a significar o pensamento burguês. O objetivo deste artigo é promover um diálogo entre os autores, mostrando de que forma o pensamento kantiano influenciou na obra de Adorno e Horkheimer.


Palavras-chave:  Teorias da Comunicação, Kant, Esclarecimento, Dialética do Esclarecimento
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