GT: Publicom - Mediações e interfaces comunicacionais DEMOCRACIA E REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA Octavio Penna Pieranti (Fundação Getulio Vargas)
ResumoOs quatorze artigos do livro “Democracia e Regulação dos Meios de Comunicação de Massa” (Ed. FGV, 2008, 276 p., R$28,00) debatem diversos temas relacionados à regulação dos meios de comunicação, como o papel da mídia e de seus profissionais; a concentração empresarial no setor; sua ligação com os atores políticos e sua relação com o Estado; e os mecanismos de regulação de conteúdo. Uma das marcas do livro é a diversidade. Os dezessete autores trabalham e pesquisam nas áreas de Comunicação Social, Administração, Ciências Sociais, Ciência Política, Direito e Engenharia e militam em universidades, centros de pesquisa, administração pública, entidades empresariais e organizações não governamentais de quatro estados do país – do Amazonas ao Rio Grande do Sul – e do Distrito Federal. Palavras-chave: Democracia, Regulação, concentração empresarial, políticas de comunicação, economia política |