XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.134-1


GT: NP de Comunicação Educativa

CAMPO COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO: MEDIADOR DO PROCESSO DE RECEPÇÃO1

Maria Aparecida Baccega (USP - ECA)

Resumo

As características que fazem o campo comunicação/educação constituir-se presença hegemônica no processo de recepção, mediador fundamental na construção dos sentidos sociais, são o eixo deste trabalho. O território que se configura no encontro emissor-interlocutor, solidificado nas práticas culturais das quais advém e às quais retorna reelaborado, tem como raiz forte a potência da ação deste campo, revelada não só na construção dos sentidos sociais, mas, e਍ഀ sobretudo, na sua difusão à sociedade como um todo. O movimento do receptor, as lógicas de produção (posturas regulatórias), a inter e transdisciplinaridade necessárias para seu conhecimento são discussões aqui presentes. Procura-se਍ഀ mostrar, assim, a importância deste campo para a formação do cidadão, o qual tem, hoje, como necessidade proritária, a capacidade de “saber ler” e de agir criticamente nesse mundo editado.਍ഀ


Palavras-chave:  comunicação/educação, recepção, mediação, inter e transdiscplinaridade
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