GT: NP de Comunicação Educativa CAMPO COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO: MEDIADOR DO PROCESSO DE RECEPÇÃO1 Maria Aparecida Baccega (USP - ECA)
ResumoAs características que fazem o campo comunicação/educação constituir-se presença hegemônica no processo de recepção, mediador fundamental na construção dos sentidos sociais, são o eixo deste trabalho. O território que se configura no encontro emissor-interlocutor, solidificado nas práticas culturais das quais advém e às quais retorna reelaborado, tem como raiz forte a potência da ação deste campo, revelada não só na construção dos sentidos sociais, mas, eഀ
sobretudo, na sua difusão à sociedade como um todo. O movimento do receptor, as lógicas de produção (posturas regulatórias), a inter e transdisciplinaridade necessárias para seu conhecimento são discussões aqui presentes. Procura-seഀ
mostrar, assim, a importância deste campo para a formação do cidadão, o qual tem, hoje, como necessidade proritária, a capacidade de “saber ler” e de agir criticamente nesse mundo editado.ഀ
Palavras-chave: comunicação/educação, recepção, mediação, inter e transdiscplinaridade |