XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:ALT-MI.136-1


GT: Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais

MÍDIA CULTURA E SOCIEDADE

Telenia Terezinha de Senna Hill (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Na midiatização paulatina da cultura através dos tempós, destaca-se a modernidade como propulsora da desnaturalização do homem e da desumanização da natureza. O homem se automatiza e gradativamente modifica sua relação com o mundo, com o meio em que vive, com os objetos, influindo no modo de consumo. Observa-se uma relação erótica, entre sujeito e objeto. Sublinha-se a natureza mítica do discurso de propagandistas e publicitários, cujo atributo primordial é a persuasão. Os homens da mídia, "demiurgos", têm o dom de descobrir as carências das classes sociais e de oferecer, por meio da publicidade, um objeto que vai "beneficiar" materialmente a pessoa ou a família, funcionando como um símbolo de status. E do lado dionisíaco, sensual, do homem a mídia moderna se aproveita, inserindo também, miticamente, no consumo, o corpo humano.


Palavras-chave:  cultura, mídia, modernidade, consumo, natureza
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