XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-MI.140-1


GT: Publicom - Mediações e interfaces comunicacionais

NEOPENTECOSTAIS E AS MEDIAÇÕES CULTURAIS: O COMPORTAMENTOS DOS TELESPECTADORES DIANTE DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

José Guibson Delgado Dantas (Universidad de Málaga)

Resumo

Esta obra trata de uma investigação da forma como se dá a recepção das mensagens religiosas emitidas pelos programas televisivos das igrejas neopentecostais, veiculados diariamente na televisão brasileira, a partir da Teoria das Mediações. Além de traçar o comportamento do telespectador desses programas diante do aparelho de televisão e estabelecer quais as mediações culturais mais relevantes no tocante da recepção das mensagens religiosas, este estudo procura visualizar o que há por trás da audiência, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais.


Palavras-chave:  Mediações culturais, televisão, recepção, neopentecostalismo
਍ഀ