GT: NP Jornalismo RÓTULOS DE LULA NAS ELEIÇÕES DE 2006: A VISÃO DO NEW YORK TIMES Maria Inez Mateus Dota (Universidade Estadual Paulista Bauru)
ResumoEste trabalho objetiva discutir como os rótulos de “ex-sindicalista”, “ex-torneiro mecânico” e “primeiro presidente de esquerda” – atribuídos a Luiz Inácio Lula da Silva - são empregados e contextualizados pelo New York Times, em sua cobertura das eleições presidenciais de 2006. Alicerça-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, principalmente nos trabalhos de Charaudeau (2006), Maingueneau (2001), van Dijk (1998), Fairclough (2001) e Fowler (1991), e enfoca aspectos como as escolhas lexicais, a ironia, a intertextualidade e a interdiscursividade na composição das estratégias discursivas adotadas pelo periódico. Aponta que tais rótulos são utilizados em contextos predominantemente negativos para o candidato presidente, com ênfase em escândalos e em incoerência política. Palavras-chave: jornalismo, linguagem jornalística, análise do discurso |