XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.179-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

NOVAS DINÂMICAS DO ESPAÇO PÚBLICO: CONSUMO CULTURAL, MÍDIA E MERCADO SOBEM AO PALCO DA PRAIA DE COPACABANA

Sofia Cavalcanti Zanforlin (universidade federal do rio de janeiro)

Resumo

Gostaríamos de discutir neste artigo as circunstâncias em que se dão as novas apropriações e usos do espaço público a partir da análise dos eventos festivos realizados na praia de Copacabana. Os recentes debates sobre a articulação entre cultura, economia e política são fundamentais para compreender a complexidade subjacente a esses eventos, bem como a inter-relação entre prefeitura, mídia, empresa privada, consumo cultural e entretenimento, num momento em que essas instâncias estão cada vez mais mescladas na contemporaneidade. O que nos chama atenção é a multiplicidade que compõe o calendário de shows na orla de Copacabana, as freqüências das comemorações e a diversidade de patrocinadores/organizadores envolvidos nesses projetos.


Palavras-chave:  espaço público, mídia, mercado, consumo cultural, copacaban
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