GT: Publicom - Cibercultura e tecnologias da comunicação O ÁUDIO NA INTERNET: UMA ORIENTAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E DE TECNOLOGIA. Daniela Carvalho Monteiro Ferreira (Centro Universitário do Triângulo); José Eduardo Ribeiro de Paiva (Universidade Estadual de Campinas)
ResumoO áudio na internet é um tema recente nas pesquisas científicas na área da comunicação social e este livro marca o início de uma preocupação de se trabalhar o som nos websites, extrapolando a técnica, para uma investigação analítica sobre a evolução sonora na rede mundial, no intuito de identificar a função do conteúdo de áudio na hipermídia. O livro apresenta as características da comunicação sonora na Internet, os fundamentos do áudio digital, os cuidados com a produção do conteúdo sonoro digital, a evolução tecnológica dos principais tipos de arquivos sonoros (codecs, containers e formatos) a partir de 1990, os tipos de utilizações mais comuns do recurso sonoro em websites brasileiros, a opinião do internauta sobre o emprego da comunicação sonora nos websites e também como deve ser pensado o som para ser esteticamente viável para a Internet. Palavras-chave: Comunicação interativa, recursos sonoros, websites, internet |