GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA: UMA LEITURA DA MÍDIA MURAL EM SOROCABA Míriam Cristina Carlos Silva (Universidade de Sorocaba)
Resumo Este ensaio é o resultado parcial de um projeto que consistiu no levantamento, registro e análise da comunicação visual realizada em muros e paredes, que aqui denominamos mídia mural, nas cidades de Sorocaba e Votorantim, SP, levando-se em conta seu aspecto verbal (semântico, sintático e estético), não verbal e híbrido. Privilegiamos a análise da mensagem e analisamos peças, selecionadas de forma qualitativa e exemplares das tipologias detectadas. O trabalho é o ponto de partida para uma análise mais ampla, que pretende verificar, ainda, a produção, a recepção e as relações culturais envolvidas nesta prática e pretende contribuir para a compreensão do texto da comunicação visual, auxiliando profissionais e estudantes de comunicação a avaliar criticamente o contexto em que estão inseridos e em que medida os avanços tecnológicos afetam ou não a comunicação local. Palavras-chave: mídia mural, comunicação visual urbana, publicidade e propaganda |