GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações PAUTANDO O TELE - VIDENTE COM A PUBLICIDADE? ഀ
ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE LEI 29/2007 Graciela Ines Presas Areu (Universidade Federal de Santa maria); Sandra Dalcul Depexe (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO presente artigo tem como finalidade pensar a publicidade sob a ótica do agendamento, através de um estudo de caso, esta sendo elaborado no seio do Mestrado de Comunicação Midiática da UFSM pelas autoras. A discusão da nova lei sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado tem sido praticamente ignorada pelos meios de comunicação, segundo levantamentos realizados desde o lançamento do PL até a data. Curiosamente o único esforço intencional de levantar a questão foi feito pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura utilizando a publicidade para este fim, no que entendemos um claro caso de agendamento social a partir da publicidade e não do jornalismo. A proposta deste trabalho será analisar e discutir os aspectos envolvidos neste caso. Palavras-chave: politicas de comunicação, politicas democráticas, liberdade na TV, agendamento, publicidade |