XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.223-2


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

GLOBALIZAÇÃO E SERVIÇOS MÉDICOS: UMA QUESTÃO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS SEM PERDER A ÉTICA

Elizabeth Kyoko Wada (Universidade Anhembi Morumbi); Priscila Salinas Gianotti (Universidade Anhembi Morumbi)

Resumo

A globalização mudou muitos mercados, encurtou distancias e tempo para troca de informações, essa agilidade e alta acessibilidade alterou também as relações entre médicos e pacientes. Com uma breve pesquisa na internet, os pacientes encontram informações sobre suas doenças, os principais médicos especialistas e os tratamentos mais modernos. Assim, esses pacientes mais criteriosos e informados exigem mais de seus médicos. Por outro lado, pacientes com maior poder de decisão e mais opções de médicos para atendê-los, transformam esse cenário da prestação de serviços médicos em algo extremamente competitivo. Este artigo, resultante de pesquisa bibliográfica, visa trazer algumas questões importantes que permeiam as relações entre médicos, pacientes, gestão de negócios e a ética.


Palavras-chave:  Globalização, Médicos, Diferenciação, Hospitalidade, Ética
਍ഀ