GT: NP Comunicação Científica O CORPO DO FUTEBOL-ARTE E DO FUTEBOL-RESULTADO NA MÍDIA: RESIGNIFICAÇÕES DOS IMAGINÁRIOS RENASCENTISTA E BARROCO Tânia Márcia Cezar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing-SP); Selma Felerico (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Lourdes Gabrielli (Pontiícia Universidade Católica de São paulo)
ResumoConsiderando a concepção de corpo nas artes barroca e renascentista e suas resignificações na cultura ocidental contemporânea, bem como nas manifestações midiáticas, pretende-se, neste artigo, analisar a representação do corpo do jogador de futebol no discurso midiático em dois momentos distintos. O primeiro é o período de glória do futebol brasileiro, os anos de 1970, quando o Brasil ratificou sua condição de país do Futebol e tornou-se a primeira seleção tricampeã da Copa do Mundo de Futebol. O segundo, os anos de 2000, quando o futebol tende a ser valorizado como negócio e como resultado em detrimento da noção de jogo que se joga com paixão e talento. Quais mudanças o corpo do atleta evidencia? Quais marcas esse corpo carrega quando responde à arte ou ao negócio? Palavras-chave: mídia, futebol, representação de corpo, renascimento, barroco |