XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RA.243-1


GT: NP Rádio e Mídia Sonora

ENSINO DE RÁDIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA FASE DA MULTIPLICIDADE DA OFERTA਍ഀ

Luiz Artur Ferraretto (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Reflexão sobre o ensino de rádio, em nível de graduação, tendo como marco as alterações sofridas por este meio de comunicação nos últimos três decênios e suas repercussões sobre as práticas pedagógicas em cursos universitários de Comunicação Social e áreas afins. Procura-se, assim, apresentar considerações sobre o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente comunicacional redefinido pela convergência tecnológica na vigência da chamada fase da multiplicidade da oferta. Como eixo, defende-se uma perspectiva, pelo menos, interdisciplinar no relacionamento, como unidades de conteúdo, entre rádio e outros itens curriculares. Em uma análise mais provocativa do que conclusiva, pretende-se, ao encetar esta tentativa, contribuir em uma área pouco abordada nos estudos cujos objetos situam-se no campo da mídia sonora, a do ensino.


Palavras-chave:  Rádio, Ensino, Interdisciplinaridade, Multiplicidade de oferta, Convergência tecnológica
਍ഀ