GT: Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda SONDAGENS DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Murilo Laureano Pinto (Instituto de Ensino Superior de Brasília); Antonio Teixeira de Barros (Instituto de Educação Superior de Brasília)
ResumoO artigo analisa as condições de validade de sondagens de opinião a partir do estudo de caso de contratação efetivada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2006. O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica e documental. Aborda o processo de desenvolvimento metodológico e operacional de pesquisas de opinião na Administração Pública. A conclusão é pela inadequação dos procedimentos metodológicos e operacionais do caso estudado, resultando em uma pesquisa de baixa consistência e relevância, com conseqüente baixa aplicabilidade. No final, apresenta-se crítica metodológica à pesquisa contratada pelo STJ e avalia-se até que ponto sondagens externas podem ser consideradas ferramentas válidas para a redefinição de estratégias de comunicação organizacional. Palavras-chave: Comunicação pública, Opinião pública, Sondagem, Crítica metodológica |