GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas SENTIR-SE EM CASA: MEDIA, GLOBALIZAÇÃO E REGIONALISMO Isabel Maria Ferin Cunha (Universidade de Coimbra)
ResumoEste artigo tem como objectivo discutir os processos de apropriação local dos Media no contexto de globalização exacerbada. Inicia-se a exposição discutindo diferentes teorias da Globalização centradas nos Media, tendo em conta os desafios metodológicos na compreensão do papel dos fluxos simbólicos mundiais e na caracterização dos conteúdos de circulação global. Em seguida abordam-se as novas formas de regionalismo, o que é refundado a partir de uma língua, cultura ou história partilhada e o que se configura dentro das fronteiras do Estado-Nação, uma região ou um lugar e que contribuem simbolicamente para a percepção do sentir-se em casa. Conclui-se a exposição discutindo o papel dos meios de comunicação regionais no aprofundamento da esfera pública, afirmação, preservação e hibridação das identidades. Palavras-chave: Consumos dos Media, Globalização, Cosmopolitismo, Regionalismo |