XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CT.336-1


GT: Intercom Júnior - Cibercultura e tecnologias da comunicação - Trabalho individual

O MUNDO REAL DE WORLD OF WARCRAFT

Bernardo Veiga de Oliveira Alves (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Augusto Martins Savietto Barbosa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Analisa a filosofia pós-moderna através dos jogos eletrônicos em rede. Inicialmente, é traçado um panorama geral dos jogos eletrônicos e sua importância socioeconômica mundial. Em seguida, é realizado um diálogo entre os autores pós-modernos e os sofistas para uma tentativa de revalorização do real juntamente com um reto agir a partir da realidade. Depois, iniciamos um estudo de caso a partir do jogo MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) World of Warcraft, e analisamos alguns casos patológicos de jogadores viciados. Finalmente retornamos à questão teórica e aplicamo-la à realidade dos mesmos jogadores, isto é, como é possível a negação de um pensamento virtual e uma espécie de apologia ao real.


Palavras-chave:  Virtual, Pós-moderno, World of Warcraft, RPG, Internet
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