XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.361-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

ANTI-MARKETING ECOLÓGICO E IRRESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: O CASO DA CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT)

Luiza Elayne Correa Azevedo (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

O artigo analisa as atividades de turismo desenvolvidas na Chapada dos Guimarães (MT) a partir de seis contextos: 1. Turismo sustentável; 2. marketing ecológico e social: responsabilidade social; 3. Turismo sustentável e marketing; 4. Chapada dos Guimarães, Rota W55: a terra prometida; 5. Políticas públicas e privadas; 6. Turismo sustentável x anti-marketing: irresponsabilidade social e ambiental. Utilizou-se pesquisas: documental, bibliográfica e de campo. Obteve-se os seguintes dados: uma relação conflitiva e promotora do anti-marketing tanto das agências de turismo quanto do poder público a nível estadual e municipal. Vendido com vários rótulos: terra prometida, rota dos sonhos e do misticismo, porém as atividades têm um forte apelo mercadológico, ausência de políticas públicas sociais e ambientais, “mercadorias ecoturísticas”, sem que isso traga reais benefícios aos mesmos. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Chapada dos Guimarães, turismo sustentável, anti-marketing, responsabildiade social
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