XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.362-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL A PARTIR DO CONSUMO DOS MCM: O CASO DA VILA DO RATO

Guilherme Borba Gouy (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Existe, dentre os próprios estudiosos da cultura, uma dificuldade constante quanto ao conceito de cultura, ainda mais por se tratar de um objeto que se metamorfoseia constantemente. Do encontro entre culturas surge o que Canclini denominou de “cultura híbrida”, uma cultura original, inacabada. No Brasil, espaços para discutir e questionar a assimilação de estrangeirismo pela cultura popular têm sido cada vez mais valorizados. Norteado por temas e concepções teóricas, o presente artigo objetivou formular questões mais densas acerca da formação da identidade cultural dos moradores da Vila do Rato, a partir do consumo dos MCM. Para tanto, debruçamo-nos sobre “A Indústria Cultura”, de Theodor Adorno, e vasta bibliografia. Além disso, as visitas feitas à comunidade se mostraram fundamentais para a elaboração e concretização dessa pesquisa.


Palavras-chave:  Meios de Comunicação de Massa, Formação Cultural, Identidade
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