XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.393-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

GLOBALIZAÇÕES: ENTRE A PRODUÇÃO CULTURAL E A AUTO-REFERENCIALIDADE

Maria Lilia Dias de Castro (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A presente comunicação centra-se no estudo de um tipo de fenômeno midiático: a ação promocional, que consiste no movimento de projeção de um mundo melhor, mobilizando saberes e valores que ressaltam o consumo como condição de inserção social. Na reflexão, o trabalho, na tentativa de convergência de duas angulações teóricas, examina o fenômeno na perspectiva sociocultural, voltada para sua função na cultura e na sociedade moderna; e na dimensão discursiva, preocupada em firmar regras e estratégias que compõem e estruturam esse tipo de produção na televisão, com vistas a explicar esse fenômeno midiático e suas repercussões na sociedade hoje. Como objeto empírico, elege para análise um formato promocional específico: a chamada feita pela Rede Globo de Televisão, intitulada Samba da Globalização, e veiculada no mês de janeiro, antes do carnaval, nos intervalos comerciais da emissora.


Palavras-chave:  ação promocional, manifestação cultural, auto-referencialidade, regras discursivas, estratégias
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