GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração O JORNALISMO ONLINE COMO “EVENTO AUDIVISUAL EXTENSIVO”: O CASO DO G1, PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO Júlia da Escóssia Melo Viana (Universidade Federal de Sergipe); Lílian Cristina Monteiro França (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoEssa pesquisa tem como objetivo verificar até que ponto o jornalismo online pode ser considerado um “evento audiovisual extensivo” – conforme Rush (2005). Para tal, está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica que tem como primeira etapa a análise histórica do jornalismo online até os dias de hoje – objeto deste relatório. Numa segunda etapa realizaremos uma análise conceitual para, então, examinarmos algumas edições do G1 – portal de notícias da Globo. Vimos, nessa primeira etapa que nos últimos anos surge um novo formato de jornalismo, com forma e conteúdo voltados especificamente para a Internet – o jornalismo de “terceira geração” – no qual está incluído o G1. Esperamos ainda ampliar as possibilidades de estudo na convergência arte/comunicação e de aprofundamento das pesquisas sobre jornalismo online. Palavras-chave: Jornalismo Online, Comunicação, Internet |