XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.418-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

OS PAIS E A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL

Brenda Lyra Guedes (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Tendo em vista a presença marcante e atuante dos meios de comunicação para com o universo infanto-juvenil, registrou-se a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas e outros tipos de iniciativas rumo a uma caminhada em prol da defesa e da promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Neste contexto, a Classificação Indicativa, respaldada pelo Ministério da Justiça, em parceria com organizações civis, foi identificada como tal e teve sua proposta discutida e debatida por pais, e/ou responsáveis, residentes na cidade de Fortaleza-CE (Brasil), numa coleta de informações sobre a adequação e a validação do instrumento; especificamente no que diz respeito às relações existentes entre a comunicação, a educação e a família. Além disso, foi posta à prova a hipótese de que a Classificação Indicativa existe para determinadas famílias e crianças, tendo esta sido confirmada.


Palavras-chave:  Infância, Mídia, Educação, Classificação Indicativa
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