XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.420-2


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

MALHAÇÃO O ATUAL “OLIMPO ‘BRASILEIRO’ DOS MENORES DE VINTE ANOS`” - UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM ESSE FORMATO DE PROGRAMA E SUA PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NOS JOVENS TELESPECTADORES ਍ഀ ਍ഀ

Fabio Cristiano Martins Vale (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

O programa Malhação, produzido e exibido pela Rede Globo de Televisão desde 1995, é a única telenovela juvenil brasileira direcionada predominantemente para o público jovem do país. Há mais de uma década no ar, “Malhação” vem se consolidando como modelo nesse formato de novela “teen”, a ponto de ser considerado o atual “olimpo ‘brasileiro’ dos menores de vinte anos”. O presente estudo utiliza obras bibliográficas acerca do assunto, como Morin (1990) e Sodré (1990), além de uma análise da décima temporada de Malhação e a aplicação de um questionário para alunos entre a faixa etária de 14 - 18 anos, público alvo do programa. Constatou-se que “Malhação” realmente é constituída de artifícios ou mecanismos que influenciam os elespectadores,confirmando-se a notável afinidade estrutural existente entre os jovens, os produtos culturais e a produção de sentidos.


Palavras-chave:  Malhação, Olimpo, Elementos, Influências
਍ഀ