XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.468-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

PROJETO E IDENTIDADE NA PRODUÇÃO MUSICAL DO CONGOPOP

Adriana Bravin (Associaçao Educacional de Vitoria)

Resumo

O congopop aqui analisado é fruto de um longo processo de hibridismos e mediações, e também campo fértil para se pensar as articulações entre o local, o nacional e o global, e਍ഀ as estratégias de desterritorialização e reterritorialização na música pop, jovem e urbana empreendidas, neste estudo de caso, pelos grupos Manimal e Casaca, de Vitória-ES. O artigo analisa o processo da tradução cultural do congo tradicional para o congopop como constitutivo de projetos individuais e coletivos, logo, como estratégias discursivas empreendidas pelos músicos de Manimal e Casaca para construírem suas਍ഀ identidades, se posicionarem no mercado musical e assumirem o discurso da "valorização da cultura local".


Palavras-chave:  música, identidade, tradução cultural, cultura midiática, congopop
਍ഀ