XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FT.475-1


GT: NP Fotografia: Comunicação e Cultura

O NASCIMENTO DO FOTODOCUMENTARISMO DE DENÚNCIA SOCIAL਍ഀ E SEU USO COMO “MEIO” PARA TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE਍ഀ

Paulo César Boni (UEL)

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa De Lewis Hine a Sebastião Salgado: o uso e as repercussões do fotodocumentarismo de denúncia social como instrumento de transformação na sociedade. O projeto é dividido em três fases. Na primeira, pesquisa o nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para atingir transformações na sociedade. Na segunda, do pós-guerra ao final do século XX, explora uma sensível mudança de curso: o fotodocumentarismo deixa de ser um “meio” e passa a ser um “fim”, um produto derivado de objetivos e preocupações profissionais e não sociais. Na terceira, investiga uma possível retomada do fotodocumentarismo de denúncia social como meio, com objetivos de instigar reflexões e provocar transformações, cujo expoente é o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Este artigo reporta somente a primeira fase do projeto.


Palavras-chave:  Fotodocumentarismo, Denúncia social, John Thomson, Jacob Riis, Lewis Hine
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