XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL.486-2


GT: I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Portugal

MEDIA, IDENTIDADE E LEGITIMIDADE: A CIMEIRA UE-BRASIL NA IMPRENSA PORTUGUESA

Ana Isabel Costa Martins (Universidade de Coimbra)

Resumo

A presente investiga��o prop�e-se analisar dois conceitos-chave no �mbito dos estudos dos media � os de �identidade� e �legitimidade� � � luz da cobertura da Cimeira UE-Brasil em jornais portugueses. Atrav�s do olhar da imprensa lusa, veremos, por um lado, como este evento pol�tico se converteu num palco multinivelado de representa��es e negocia��es identit�rias e, por outro, que vozes intervieram nos artigos. Esta an�lise adquire especial relev�ncia se atendermos � necessidade de (re)pensar as escalas de perten�a hodiernas (mais pr�ximas dos novos imperativos econ�micos do que das normativas cl�ssicas de �Hist�ria� e de �Cultura�). Igualmente pertinente ser� a avalia��o, no quadro de um acontecimento �de elite�, do grau de abertura do espa�o discursivo das publica��es a actores n�o vinculados �s altas esferas de decis�o pol�tica.


Palavras-chave:  identidade, legitimidade, cimeiras, imprensa
਍ഀ