GT: NP de Comunicação Educativa CURRÍCULOS: REDES DE CONHECIMENTOS E SENTIDOS TECIDAS POR SUJEITOS EM COMUNICAÇÃO Maria da Conceição Silva Soares (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoUma exigência de comunicação total vem invadindo nossas vidas e modificando nosso cotidiano, mas o reconhecimento de sua potência tem sido reduzido à transmissão global de informações. Outras formas de sociabilidade (como audiências compartilhadas de televisão e Orkut) e de subjetividade (como telespectador e internauta) articulam-se às formas tradicionais. Analisar a comunicação praticada pelos sujeitos em seus contextos cotidianos pode ser uma possibilidade para percebermos invenções que se produzem nos diferentes usos dessas tecnologias. Defendemos que a escola constitui um desses espaçostempos de mediação em se instituem outros modos de comunicação para além de uma midiatização hegemônica. Propomos ainda pensar os currículos escolares como redes de saberesfazeres e sentidos tecidas por sujeitos em comunicação. Palavras-chave: comunicação, educação, currículos, citidano escolar, redes de conhecimentos |