XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.519-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

A MARCA NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UMA PROPOSTA DE GESTÃO COLABORATIVA

Clóvis Reis (Universidade Regional de Blumenau); Joana Dambrós (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

O advento da Web 2.0 e das redes sociais virtuais muda a relação dos consumidores com as marcas e a comunicação das marcas com os consumidores. A comunicação evolui dos modelos “um a um” e “um a muitos” para o modelo de “muitos a muitos”. Nesse cenário de transformações, o presente trabalho propõe o conceito de gestão colaborativa da imagem de marca nas redes sociais virtuais. A gestão colaborativa da marca resulta num processo de comunicação de muitos emissores, muitos receptores e uma quantidade muito maior de intercâmbios e de cooperação. Trata-se de um modelo de comunicação que substitui o monólogo pelo diálogo, a comunicação unidirecional e de cima para baixo pela comunicação horizontal e em via de mão dupla, que estimula a participação, criando relações duradouras e relevantes para o consumidor e a marca.


Palavras-chave:  marca, redes sociais virtuais, publicidade e propaganda, Internet, gestão colaborativa
਍ഀ