XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TC.525-1


GT: NP Teorias da Comunicação

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: PROPOSTA PARA UM ESTUDO DA IMAGEM

Humberto Ivan Keske (Centro Universitário Feevale)

Resumo

O presente texto visa investigar alguns dos principais aspectos metodológicos da pesquisa em comunicação no tocante à relação estabelecida entre as instâncias do verbal e do não-verbal. Parte do questionamento de como proceder à análise metodológica da imagem que, por sua natureza polissêmica, pode receber uma abordagem tanto documental, quanto de narrativa intertextual ou de fenômeno ideológico. Como pano de fundo de tais discussões, estaremos refletindo acerca do que se poderia chamar de uma metodologia de análise semiótica, entendida enquanto um instrumental adequado para tais investigações. Como resultado, problematiza o campo teórico comunicacional, refletindo acerca dos elementos imagéticos que são da ordem do implícito, do não-dito, do sugerido e que não podem ser negligenciados em detrimento de uma interpretação de caráter lingüístico.


Palavras-chave:  Verbal, imagem, metodologia de análise, teoria da comunicação
਍ഀ