XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.529-2


GT: NP de Comunicação Educativa

A MÍDIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS

Monica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Pensar a mídia na formação escolar de crianças e jovens implica situar o problema na perspectiva do currículo como prática cultural. A cultura digital propicia diferentes formas de interação das pessoas entre si e com a informação configurando possibilidades de produção e socialização de conhecimentos que precisam ser discutidas na escola. Experiências mostram que a mídia-educação no currículo pode acontecer de diversas formas: disciplina autônoma; currículo transversal, núcleos temáticos ligados às práticas culturais midiáticas. Neste sentido, o texto discute aspectos da formação e presença-ausência da mídia no currículo problematizando as formas de mediação educativa e defendendo a urgência de as escolas prestarem atenção às transformações nos modos de ler e de produzir cultura propiciada pelas mídias na sociedade contemporânea.


Palavras-chave:  formação escolar, mídia-educação, curriculo e cultura
਍ഀ