XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.548-1


GT: NP Comunicação Científica

FELIPÃO E A NOVA PÁTRIA EM CHUTEIRAS: QUANDO PORTUGAL É ADOTADO PELA IMPRENSA BRASILEIRA COMO A EQUIPE DA VEZ

José Carlos Marques (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Sabrina Rodrigues Machado (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Vivian Prestes Wolff (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

Este trabalho tem como propósito verificar de que forma a imprensa esportiva brasileira efetua algumas mutações em seu discurso a fim de manter vivo o interesse do público (audiência), o que envolve mudanças na elaboração, produção e veiculação de notícias sobre o Esporte. A partir de conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, analisa-se o discurso textual e imagético de três jornais brasileiros (O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo) ao longo da cobertura do Mundial de Futebol de 2006, disputado na Alemanha. O objetivo da pesquisa é verificar como a imprensa brasileira abandonou o discurso de exaltação da Seleção Brasileira a partir do momento em que a equipe foi eliminada da competição e como esse mesmo discurso foi transferido para a cobertura da seleção Portuguesa (treinada então pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari).


Palavras-chave:  imprensa esportiva, futebol, Portugal, Luiz Felipe Scolari
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