XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-ME.550-1


GT: Intercom Júnior - Proposta de Mesa

CONDIÇÕES DE DIVERSIDADE NA DISTRIBUIÇÃO E NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: ANÁLISE DOS CASOS DA TELEVISÃO COMERCIAL ABERTA, DA DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA E DA CRIAÇÃO DE UMA REDE PÚBLICA DE TELEVISÃO

Suzy dos Santos (ECO-UFRJ); Taynée Mendes Vieira (ECO-UFRJ); Thais da Silva Brito de Paiva (Eco-UFRJ)

Resumo

Discutir o cenário audiovisual brasileiro para compreender as possibilidades de acesso diversificado à informação e à comunicação é o objeto desta mesa. As características históricas e políticas nacionais determinaram um papel preponderante da televisão comercial aberta como elemento de integração social e de continuidade da esfera de poder das elites oligárquicas tradicionais. A partir do estudo das condições de estruturação de dois setores com grande expressividade nos últimos anos: o movimento para a criação de uma rede pública de televisão, a Empresa Brasil de Comunicações, e o desenvolvimento de uma estrutura de distribuição cinematográfica nacional, argumenta-se que da centralidade da televisão comercial aberta no setor audiovisual brasileiro - e das características que a compõem - dependem as possibilidades de mudança neste setor.


Palavras-chave:  Audiovisual, distribuição, televisão comercial, televisão pública, cinema
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