XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.551-1


GT: NP de Comunicação Educativa

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELO RÁDIO - A EXPERIÊNCIA DO SEBRAE NA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO

Nelia Rodrigues Del Bianco (Universidade de Brasilia); Clarice Veras (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Carlos Eduardo Esch (Universidade de Brasília)

Resumo

A considerar os apelos da comunicação instantânea e interativa proporcionada pela Internet, apressadamente se tem lançado dúvidas quanto à pertinência do uso do rádio na educação a distância. A experiência do Sebrae na produção de programas educativos sobre a cultura do empreendedorismo destinado à população de baixa renda e escolaridade revela que o rádio pode ser eficaz a ponto de colaborar para a aprendizagem significativa. A eficácia está relacionada à abordagem criativa de conteúdos que explora a potencialidade dos recursos de linguagem radiofônica; às estratégias de interação com o público por meio de diferentes canais; e a concepção educacional integrada do Sebrae focada no desenvolvimento de competências Este texto contém o relato das pesquisas de avaliação de impacto dos programas baseadas na análise de mais de seis mil manifestações espontâneas de ouvintes.


Palavras-chave:  rádio educativo, aprendizagem significativa, educação a distância, aprendizagem aberta
਍ഀ