XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.560-2


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

PARA QUE UM OBSERVATÓRIO DE MÍDIA? O CASO DA ANÁLISE DA PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS RÁDIOS DO RECIFE

Patrícia dos Santos da Cunha (Universidade Federal de Pernambuco); José Edgard Rebouças (Universidade Federal de Pernmbuco)

Resumo

Este artigo procura validar a importância dos observatórios de mídia no Brasil e traz um exemplo de como os observatórios podem agir objetiva e concretamente para a melhoria dos meios de comunicação social do país. Não apenas analisando, mas também dando ensejo a novas pesquisas e a medidas legais que garantam o cumprimento dos direitos e deveres civis. No desenvolvimento da pesquisa aqui apresentada, foi realizado um estudo detalhado da legislação que regulamenta a publicidade de bebidas alcoólicas a qual posteriormente foi confrontada com observações empíricas. Como conclusão, a pesquisa acabou constatando muitas transgressões à Lei por parte das emissoras de rádio da cidade do Recife.


Palavras-chave:  Observatórios de mídia, regulamentação, publicidade, bebida alcoólica, rádio
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