XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.568-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

DISTÚRBIOS DE ESPAÇO E TEMPO NO CINEMA DE SENSAÇÕES DE HONG KONG

Alita Villas Boas de Sá Rego (UERJ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense)

Resumo

A partir do processo de globalização intensificado pelas tecnologias de comunicação e informação, filmes e ação e de espadachins voadores produzidos em Hong Kong começam a ultrapassar as fronteiras do Oriente e ressoam em obras realizadas em Hollywood. É o cinema que faz o caminho inverso ao do início do século XX, quando invade a Ásia como uma tecnologia essencialmente ocidental, imediatamente incorporada ao espírito mágico do Oriente. Verificar como o realizador de Hong Kong Tsui Hark usa a tecnologia digital para criar imagens que provocam distúrbios de espaço e tempo através de uma “câmera fluxo” é o objetivo deste texto. Utilizamos as teorias de Bergson e Deleuze, textos sobre cinema asiático de Antoine Coppola e a análise do pensamento chinês desenvolvida por Granet. Outros autores serão utilizados como fontes de informações técnicas suplementares. ਍ഀ


Palavras-chave:  filmes de ação, imagens digitais, efeitos especiais, sensações, lutas marciais
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