GT: NP de Comunicação Audiovisual DISTÚRBIOS DE ESPAÇO E TEMPO NO CINEMA DE SENSAÇÕES DE HONG KONG Alita Villas Boas de Sá Rego (UERJ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense)
ResumoA partir do processo de globalização intensificado pelas tecnologias de comunicação e informação, filmes e ação e de espadachins voadores produzidos em Hong Kong começam a ultrapassar as fronteiras do Oriente e ressoam em obras realizadas em Hollywood. É o cinema que faz o caminho inverso ao do início do século XX, quando invade a Ásia como uma tecnologia essencialmente ocidental, imediatamente incorporada ao espírito mágico do Oriente. Verificar como o realizador de Hong Kong Tsui Hark usa a tecnologia digital para criar imagens que provocam distúrbios de espaço e tempo através de uma “câmera fluxo” é o objetivo deste texto. Utilizamos as teorias de Bergson e Deleuze, textos sobre cinema asiático de Antoine Coppola e a análise do pensamento chinês desenvolvida por Granet. Outros autores serão utilizados como fontes de informações técnicas suplementares. ഀ
Palavras-chave: filmes de ação, imagens digitais, efeitos especiais, sensações, lutas marciais |