XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.569-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

IMAGENS DA HOSPITALIDADE: UMA IMAGEM DE MUNDO E UM MUNDO DE IMAGEM

Ada de Freitas Maneti Dencker (Univ.Anhembi Morumbi); Yara da Silva Moya (Univ. Anhembi Morumbi)

Resumo

A pesquisa científica no campo das ciências humanas e sociais se encontra permeada pelo olhar do pesquisador enquanto participante de uma cultura especifica. Como se moldam as representações sociais no contexto cultural da contemporaneidade e como tais representações afetam o olhar do pesquisador na avaliação de imagens representativas da hospitalidade em sua relação com elementos arquetípicos é o objetivo da presente reflexão. Partindo de pesquisa empírica realizada para o mestrado se discute o olhar sociológico sobre a hospitalidade a partir de suas imagens e representações concluindo que a hospitalidade deva ser estudada como o caminho de construção humana da relação com o outro, não mediada por objetos ou permeada por discursos.


Palavras-chave:  hospitalidade, imagens, imaginário, ideologia, encontro
਍ഀ