XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.580-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

VIDA NA METRÓPOLE: COMUNICAÇÃO VISUAL E INTERVENÇÕES JUVENIS EM SÃO PAULO

Silvia Helena Simoes Borelli (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Rita de Cassia Alves Oliveira (Centro Universitário SENAC - Mestrado em Design)

Resumo

O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre cidades e culturas urbanas/juvenis: nas últimas décadas presenciamos a valorização das culturas de rua a partir das práticas juvenis, especialmente as intervenções urbanas. Da vida boêmia e os cartazes de Paris do século XIX, aos graffitis e pichações das paisagens metropolitanas contemporâneas, os espaços públicos das grandes cidades foram progressivamente ocupados por uma imensa diversidade de formas de comunicação visual. As culturas de rua atrelam-se aos jovens, suas formas de apropriações da cidade e suas expressões gráficas. Investigar as intervenções urbanas juvenis requer a configuração de um protocolo metodológico que parte da metrópole e da vida dos jovens na cidade para a compreensão dessas produções gráficas.


Palavras-chave:  cidade e culturas urbanas, vida cotidiana, comunicação visual e design, intervenções juvenis
਍ഀ