XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-MI.588-1


GT: Publicom - Mediações e interfaces comunicacionais

COMUNICAÇÃO: TECNOLOGIA E IDENTIDADE

Iluska Maria da Silva Coutinho (Univ.Federal de Juiz de Fora); Potiguara Mendes da Silveira Jr. (Univ.Federal de Juiz de Fora)

Resumo

As reflexões sobre os vínculos identitários são hoje, de modo inédito, indissociáveis das tecnologias da informação e comunicação. Esta relação norteia os textos reunidos neste livro, estruturados em duas áreas - tecnologia e identidade – e suas interfaces. Na vertente da Tecnologia, são abordadas tanto questões diretamente ligadas à Teoria da Comunicação, mediante a Semiótica, a Psicanálise e a Midiologia, quanto temas da convergência tecnológica, redes e interfaces. A importância do ambiente digital na arte do cinema e na inclusão social é outro foco de estudo. Na vertente da Identidade, as reflexões se dirigem aos aspectos da representação midiática e de outras produções simbólicas construídas para além ou a partir dela, com olhar aguçado para a comunicação em suas incidências comunitárias, televisivas, radiofônicas, empresariais e políticas.


Palavras-chave:  Comunicação, Sociedade, Tecnologia, Identidade, Mediação
਍ഀ