GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade TURISMO E COMUNICAÇÃO: RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA? Rodrigo Bomfim Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ); Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque (Universidade Estadual de Santa Cruz)
ResumoEste artigo tem como proposta primordial a discussão das relações existentes entre o Turismo e a Comunicação, avaliando de que forma isso acontece e até que ponto oഀ
turismo depende da comunicação para ocorrer. Como base teórica, foram utilizadas obras dos seguintes autores, a saber: Gastal e Barbosa, para delimitar o campo da discussão acerca do turismo; Wainberg, Droguett & Cunha, Harvey, Ferréz, entre outros - para discutir de que maneira as múltiplas formas de comunicação podem agir para interferir nos caminhos do turismo, muitas vezes definindo-o. A abordagem do tema emഀ
questão perpassa ainda pela atividade turística desenvolvida em algumas regiões do Brasil, privilegiando o Estado da Bahia, onde se configura uma forte presença de estratégias de marketing para destacar este destino, colaborando ecisivamente para o seu planejamento turístico. Palavras-chave: Turismo, Comunicação, Destino Turístico |