XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.593-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

TURISMO E COMUNICAÇÃO: RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA?

Rodrigo Bomfim Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ); Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

Este artigo tem como proposta primordial a discussão das relações existentes entre o Turismo e a Comunicação, avaliando de que forma isso acontece e até que ponto o਍ഀ turismo depende da comunicação para ocorrer. Como base teórica, foram utilizadas obras dos seguintes autores, a saber: Gastal e Barbosa, para delimitar o campo da discussão acerca do turismo; Wainberg, Droguett & Cunha, Harvey, Ferréz, entre outros - para discutir de que maneira as múltiplas formas de comunicação podem agir para interferir nos caminhos do turismo, muitas vezes definindo-o. A abordagem do tema em਍ഀ questão perpassa ainda pela atividade turística desenvolvida em algumas regiões do Brasil, privilegiando o Estado da Bahia, onde se configura uma forte presença de estratégias de marketing para destacar este destino, colaborando ecisivamente para o seu planejamento turístico.


Palavras-chave:  Turismo, Comunicação, Destino Turístico
਍ഀ