XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-CO.596-1


GT: Publicom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

FACES DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Marlene Regina Marchiori (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional promove um avanço para reflexão na área de comunicação na medida em que reúne uma fundamentação teórica assim como um instrumento de pesquisa, os quais fornecem indicativos para o levantamento da cultura de uma organização em vista de diferentes faces. Revelar essas faces é tarefa que, com certeza, permite mapear de forma profunda as diversas relações que são produzidas em um ambiente empresarial e que se fundamentam nas perspectivas de: visão, missão, políticas e valores; história e memória; liderança e poder; linguagem e símbolos; comunicação organizacional e suas áreas institucional, mercadológica, interna, redes formais e informais, caminhando em direção à comunicação estratégica; aprendizagem e conhecimento; inovação e mudança organizacional. As respostas revelam uma realidade: cultura e comunicação são processos indissociáveis.਍ഀ


Palavras-chave:  cultura organizacional, comunicação organizacional, mudança, faces da cultura
਍ഀ