XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.601-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

REPRESENTAÇÕES MASCULINAS CONTEMPORÂNEAS: IDENTIDADES E IMBRICAÇÕES COM A FICÇÃO EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DE VÍDEOS DA UESC

Roberto Ribeiro Miranda Cotta (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ); Scheilla Franca de Souza (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)

Resumo

Os valores tradicionais masculinos passam por um amplo processo de descaracterização, proporcionando uma complexa reformulação de identidades. Este artigo parte dessa premissa para investigar a abordagem do vídeo – uma mídia dotada de uma linguagem híbrida e com intensa difusão na pós-modernidade – em relação a esta temática. A pesquisa analisa as representações masculinas nas produções videográficas ficcionais realizadas no curso de Comunicação Social da UESC, nos últimos anos. O suporte teórico apóia-se nos Estudos Culturais e de Gênero; Teorias da Videografia; e Análise do Discurso, de linha francesa. Os resultados obtidos reforçam uma latente reconfiguração das identidades masculinas e evidenciam a eficiência dessas produções acadêmicas como veículos de expressão lingüística e de exploração multifacetada de representações culturais.


Palavras-chave:  Análise do Discurso, Identidades Masculinas, Linguagens do Vídeo
਍ഀ