GT: NP Publicidade e Propaganda HIPERCONSUMO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E NOVAS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS: CAMINHOS PARA UM LUXO SUSTENTÁVEL? Suelen Brandes Marques Valente (Universidade Estadual Paulista)
ResumoO luxo vive uma fase híbrida e extremamente complexa, se comparada aos tempos primitivos, quando suas características eram muito bem definidas. Hoje, em tempos de hiperconsumo, as fronteiras se aproximam de tal forma, que muitas vezes fica difícil distinguir o que é uma bijuteria e uma jóia, o que é a publicidade de uma grife e a publicidade de varejo. Nesse cenário de novas configurações, a última tendência entre marcas de luxo tem sido algumas práticas visando ao bem-estar social e ambiental. Percebemos que além de coleções específicas com a temática, as grifes começam a mudar suas abordagens de comunicação, demonstrando que moda também tem a ver com atitudes inteligentes e responsáveis. Neste artigo, fazemos este percurso para compreender como o luxo pode ser conciliado com a questão da sustentabilidade. Palavras-chave: hiperconsumo, luxo, sustentabilidade, publicidade e propaganda, estratégias de comunicação |