XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CT.613-1


GT: Intercom Júnior - Cibercultura e tecnologias da comunicação - Trabalho individual

O DIÁLOGO PÚBLICO NA INTERNET: A DISPUTA PELA PRODUÇÃO DOS SENTIDOS EM BLOGS, COMUNIDADES VIRTUAIS E MÍDIAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES 2006

Gabriel Herkenhoff Coelho Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Fabio Luiz Malini de Lina (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

O presente artigo objetiva empreender um estudo sobre o papel da Internet nas eleições presidenciais brasileiras de 2006 a partir da análise de sua importância na construção de uma esfera pública virtual, na qual se deu o embate pela produção de sentidos entre mídia tradicional e novos mídia. A vasta utilização das mídias sociais (blogs, You Tube e Orkut) durante as eleições de 2006 gerou um enorme volume de informações e contra-informações, modificando o mercado comunicacional, rompendo o monopólio da fala dos meios de comunicação de massa. Os novos atores dessa comunicação distribuída passaram, então, a discutir os estatutos do jornalismo, desmistificando a mídia nacional que se tornou alvo de um devir multitudinário por democracia de expressão.


Palavras-chave:  blogs, eleições, internet, mídia tradicional
਍ഀ