XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.624-1


GT: NP Jornalismo

O NEGÓCIO DA NOTÍCIA NA TV: ENTRE A CREDIBILIDADE DO JORNALISMO E O DINHEIRO DA PROPAGANDA

Flávio Antônio Camargo Porcello (Univ Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O propósito do presente artigo é levantar evidências que permitam avaliar os critérios para o uso do espaço editorial da notícia nos telejornais. Serão examinados quatro telejornais brasileiros de alcance nacional – Jornal Nacional, Jornal da Record, Jornal da Band e SBT Brasil – no período compreendido entre 15 de dezembro de 2007 e 15 de janeiro de 2008 com o objetivo de verificar o que foi apresentado como notícia ou como publicidade disfarçada de notícia. A pesquisa teórica buscará trazer elementos que ajudem a compreender esse complicado processo de elaboração da notícia com critérios que nem sempre obedecem a regras do bom e verdadeiro jornalismo, crítico e independente dos interesses oficiais, das verbas comerciais e da conseqüente influência da publicidade no campo editorial. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Jornalismo, Publicidade, Credibilidade, Notícia, Mídia
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