XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.630-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

SEMIÓTICA NA MODA: UMA ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ATRAVÉS DA VESTIMENTA DOS JOVENS NA ATUALIDADE.

Mainara Rodrigues Nóbrega (Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

O vestuário pode ser definido como fusão entre arte e técnica, que constitui um conjunto de peças utilizadas pelas pessoas no ato de vestir. No entanto a cada estação o vestuário ganha novas peças geradas pela moda, num processo de mutação e reciclagem que comunicam através de signos, novos significados, em uma linguagem visual que muitas vezes passa despercebida pelos consumidores. Espelho de mudanças em diversos aspectos (sociais, culturais etc.) da sociedade e dona de uma linguagem particular, a comunicação no vestuário, é um tema rico em particularidades e complexo em sua estrutura. Sendo assim é objeto de estudo deste projeto, apresentar através de teoria e imagens, como se dá a comunicação através de tal linguagem, e parte da variedade estética presente no universo dos jovens de diferentes tribos urbanas na atualidade.


Palavras-chave:  signos, vestuário, comunicação, mídia, tribos urbanas
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